Adubação orgânica de calêndula (Calendula officinalis L.) produzida sobre grama batatais

Autores

  • Samuel Vasconcelos Valadares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Cristina Gomes Honório
  • Cecílio Frois Caldeira Júnior
  • Rafael Vasconcelos Valadares
  • Camila Karen Reis Barbosa
  • Ernane Ronie Martins
  • Luiz Arnaldo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p21

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de níveis de adubação orgânica na produção de calêndula (Calendula officinalis L.) cultivada sobre cobertura viva de grama batatais (Paspalum notatum). O experimento foi conduzido em Montes Claros, MG, em um Cambissolo.Háplico. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, consistindo de quatro tratamentos (0, 3, 6, e 9kg de adubo orgânico m-2) com seis repetições. A adição de adubo orgânico aumentou linearmente a produção de matéria seca de capítulos.

Biografia do Autor

Samuel Vasconcelos Valadares, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com formação complementar em Economia e Comércio (2010). Atualmente é mestrando do programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Nutrição e Fertilização de Culturas.

Isabela Cristina Gomes Honório

Atualmente é graduanda da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET. Tem experiência como monitora das disciplinas de Botânica Sistemática, Fisiologia Vegetal e Manejo e Conservação do Solo, além de desenvolver projetos nas áreas de Cultivo de Plantas Medicinais e Hortaliças.

Cecílio Frois Caldeira Júnior

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e título de MSc.em Agronomia/Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras (2008). Atualmente é doutorando em Ecofisiologia de Plantas pelo LEPSE (Laboratoire dEcophysiologie des Plantes Sous Stress Environnementaux) do INRA - Montpellier (FR). Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecofisiologia Vegetal, Relações Hídricas em Plantas, Modelagem Vegetal.

Rafael Vasconcelos Valadares

Rafael Vasconcelos Valadares é acadêmico do curso de Agronomia com formação complementar em Economia e Comércio pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como bolsista de iniciação científica. Tem experiência nas áreas de nutrição de olerícolas não convencionais, produção e utilização de plantas condicionadoras de propriedades do solo com vistas à adubação orgânica. Atualmente é monitor da disciplina de Manejo da Fertilidade dos Solos.

Camila Karen Reis Barbosa

Graduada em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é aluna do Programa de Pós Graduação em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ernane Ronie Martins

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrando disciplinas na área de fisiologia vegetal, melhoramento de plantas e plantas medicinais e aromáticas. Tem experiência na área de plantas medicinais e aromáticas, especialmente em recursos genéticos e fitotecnia. Atua na extensão, divulgando o cultivo, manejo e propriedades de espécies medicinais e aromáticas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Atualmente é tutor no Programa de Educação Tutorial do Curso de Agronomia da UFMG.

Luiz Arnaldo Fernandes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Adubação e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo e nutrição de plantas, plantas medicinais, olericolas não convencionais, desenvolvimento sustentável e agricultura familiar.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos