Variação no teor de macronutrientes de folhas de goiabeira, em função do tipo e tempo de armazenamento

Autores

  • Henrique Antunes de Souza UNESP
  • Danilo Eduardo Rozane
  • Amanda Hernandes
  • Liliane Maria Romualdo
  • William Natale

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p25

Resumo

A diagnose foliar para culturas perenes, como a goiabeira, é uma ferramenta importante para o fruticultor, merecendo, porém, alguns cuidados. Objetivou-se avaliar a influência do tipo de acondicionamento (com e sem geladeira) e tempo de armazenamento após a coleta, sobre o teor de macronutrientes de folhas de goiabeira. A amostragem de folhas foi realizada em pomar comercial de goiabeira (cv. Paluma), coletando-se o terceiro par de folhas recém-maduras, no auge da floração. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em parcelas subdivididas, sendo as parcelas o tipo de acondicionamento (com e sem geladeira) e as subparcelas oito tempos de armazenamento antes da lavagem (zero, 6,12,24,48,72,96 e 168h após a amostragem), com quatro repetições. Os tempos de armazenamento afetaram significativamente os teores foloares de nitrogênio, cácio e enxofre. Por outro lado, o tipo e o tempo de acondicionamento (com ou sem geladeira) afetaram apenas o magnésio. De maneira geral, da amostragem de folhas de goiabeira, ao armazenamento por até 12h antes da lavagem, não houve alteração significativa dos teores de macronutrientes.

Biografia do Autor

Henrique Antunes de Souza, UNESP

Graduou-se Engenheiro Agronômo pela Universidade Federal de Lavras em 2007, em 2009 terminou o Mestrado em Agronomia na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/Unesp e atualmente é Doutorando (Agronomia) pela mesma instituição, trabalhando nas seguintes áreas: adubação e nutrição de plantas, frutilcultura e manejo de resíduos da agroindústria de frutas.

Amanda Hernandes

É Engenheira Agronôma pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Ilha Solteira (2007) e Mestre em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal (2009). Atualmente faz Doutorado no Programa de Produção Vegetal, Departamento de Solos e Adubos, na Universidade Estadual Paulista - Unesp Jaboticabal, e na Université Laval - Quèbec/CA, Département des Sols et de Génie Agroalimentaire. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Adubação, Macro e Micronutrientes, Calagem, Cereais, Frutíferas, Análise Fractal e Composicional. Tem ainda conhecimento em Hidráulica Agrícola e Irrigação.

Liliane Maria Romualdo

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Bolsista de Apoio Ténico à Pesquisa do CNPq., na área de adubação e nutrição de plantas na FCAV/Unesp. Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela FCAV/Unesp. Atualmente Doutoranda em Zootecnia da FZEA/Usp, na área de adubação e nutrição de plantas forrageiras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em principalmente nos seguintes temas: nutrição de plantas, adubação e corretivos.

William Natale

William Natale concluiu o doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) [Esalq] pela Universidade de São Paulo em 1993. Pós-Doutoramento no CIRAD, Montpellier - França, na área de Nutrição e Adubação de Frutíferas (1997/98). Participou, na qualidade de Professor Convidado, de projeto de intercâmbio científico junto a Université Laval, Québec, Canada, no período de fevereiro a julho de 2008. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Vice-Chefe e depois Chefe do Departamento de Solos e Adubos da FCAV/Unesp - campus Jaboticabal. Atualmente, é novamente o Chefe do Departamento com mandato de dois anos a partir de abril de 2009. Foi vice-Coordenador e depois Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo). É Editor Científico da Revista Brasileira de Fruticultura.

Downloads

Publicado

2010-10-19

Edição

Seção

Artigos