Influência de retardantes de crescimento no desenvolvimento de plantas de gladíolo (Gladiolus communis L. spp., Iridaceae)

Autores

  • Marcelo Ferraz de Campos Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
  • Clarice Backes Universidade Estadual Paulista
  • Jéssica Maria Coutinho Roters
  • Elizabeth Orika Ono Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • João Domingos Rodrigues Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p31

Resumo

Tratamentos com retardantes de crescimento vegetal foram estudados em plantas de Palma de Santa Rita (Gladiolus communis L. spp., Iridaceae) para avaliar a altura da planta, o número de folhas e botões florais, diâmetro do caule e comprimento da haste floral. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições e sete tratamentos (testemunha; aplicações de cloreto de mepiquat na concentração de 200mg.L-1, 3 e 6 vezes; cloreto de chlormequat na concentração de 200mg.L-1, 3 e 6 vezes e ethephon na concentração de 200mg.L-1, 3 e 6 vezes). Foram realizadas sete avaliações não destrutivas a cada sete dias e uma coleta final. Os tratamentos com ethephon proporcionaram redução da altura das plantas e do comprimento.

Biografia do Autor

Marcelo Ferraz de Campos, Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1978) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1982) e mestrado-profissionalizante em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) . Atualmente é Consultor do Apoio Tecnico Comercial e Industrial.

Clarice Backes, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001), mestrado em Agronomia - Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Agronomia (2008) - produção vegetal pela Faculdade de Ciências Agronômicas - Unesp. Atualmente é bolsista de Pós Doutorado Júnio do CNPq. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fertilidade do solo e nutrição de plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilidade do solos, Lodo de esgoto na agricultura; produção de tapetes de grama; produção de plantas ornamentais

Jéssica Maria Coutinho Roters

Graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Faculdades Luiz Meneghel (2004). Mestrado em Botânica, com ênfase em germinação e reguladores vegetais. Experiência no ensino superior (área de Biofísica e Botânica) e ensino médio.

Elizabeth Orika Ono, Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado/Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Atualmente é Professora Adjunta/Livre-Docente do Departamento de Botânica, do Instituto de Biociências de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na área de Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento, reguladores vegetais, enraizamento de estacas e germinação de sementes.

João Domingos Rodrigues, Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Formado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (1969), graduação em Licenciatura em Ciências Agronômicas pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (1971) e Doutorado em Ciências (PhD) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974) e Livre-Docente em Fisiologia Vegetal (1991) pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é Professor Titular (1998) da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal e Fisiologia da Produção Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: relações hídricas, fotossíntese, desenvolvimento, reguladores e hormônios vegetais, fisiologia vegetal e fisiologia pós-colheita.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos