Ocorrência da espécie invasora Corbicula fluminea (Bivalvia, Corbiculidae) no rio Sapucaí (São Paulo, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p59Resumo
As invasões biológicas estão adquirindo importância cada vez maior, tanto pelos problemas ecológicos causados quanto pelos impactos econômicos. Corbicula fluminea (Müller, 1774), é um bivalve exótico invasor introduzido no Brasil na década de 1970, que colonizou os principais rios das regiões sul e sudeste do país. A espécie, devido às adaptações ao ambiente, à velocidade de colonização e ao sucesso reprodutivo, entre outros parâmetros, ocupa rapidamente os substratos preferenciais da fauna de bivalves nativos. O presente estudo registra a ocorrência da espécie invasora no rio Sapucaí, estado de São Paulo. Foram realizadas amostragens em dois pontos com sedimentos diferentes, arenoso e lodoso. Foram realizadas análises granulométricas e determinado o teor de matéria orgânica dos sedimentos. Os animais encontrados em substrato arenoso apresentaram maiores densidades, maiores médias de tamanho e, consequentemente, maiores médias de biomassa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY