Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens: etiologia,detecção e medidas de controle
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p1Resumo
As doenças de etiologia bacteriana são problemas fitopatológicos e agronômicos em várias culturas de interesse econômico. A Murcha de Curtobacterium causada pela Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens tem se tornado uma ameaça ao cultivo do feijão (Phaseolus vulgaris L.). Sua constatação no território brasileiro ocorreu em 1995 e hoje o patógeno encontra-se distribuído em várias regiões produtoras de feijão do país. A transmissão ocorre principalmente via sementes contaminadas, o que impõe grandes dificuldades e limitações para a contenção desta bactéria, sendo a erradicação das plantas a única forma de controle pós-infecção. As alternativas viáveis para o controle desta doença são: a utilização de sementes sadias, a rotação de culturas e o uso de variedades resistentes, sendo este último, um dos métodos mais eficiente e economicamente viável para o produtor. Estudos têm sido desenvolvidos para dar suporte ao desenvolvimento de cultivares resistentes à bactéria C. flaccumfaciens pv. flaccumfaciens, dentre os quais destacam-se a identificação de fontes de resistência genética à bactéria e o estudo dos mecanismos de herança genética da resistência à doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY