Predação de ovos de Corythomantis greeningi Boulenger, 1896 (Anura, Hylidae) por Solenopsis invicta Buren, 1972 (Formicidae: Myrmicinae)

Autores

  • Ednilza Maranhao dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Geane Limeira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Juliana Pessoa Gomes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p153

Palavras-chave:

Formiga, Nordeste, Ovos de anura, Predação

Resumo

O presente trabalho vem documentar através de um evento ocasional a predação de ovos da rã Corythomantis greeningi por formigas da espécie Solenopsis invicta em borda de córrego temporária em 29 de março de 2009, na localidade Olho d’Água, município de Santa Cruz da Baixa Verde, Pernambuco.

 

Biografia do Autor

Ednilza Maranhao dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Psicobiologia, área de ecologia comportamental, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e integrante do grupo de fauna/LECA/UFRPE(Laboratório de Ecofisiologia e Comportamento Animal/ Universidade Federal Rural de Pernambuco) e líder do grupo de pesquisa Conservação e Uso sustentável do Bioma Caatinga. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: herpetologia, comportamento animal, mata atlântica e caatinga do Nordeste do Brasil.

Geane Limeira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Atualmente é bolsista de iniciação científica (FACEPE) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Tem experiência na área de Herpetologia, com ênfase em Evolução, Sistemática, Ecologia, Comportamento e Conservação de Anfíbios e Répteis da Caatinga.

Juliana Pessoa Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco. Trabalho atualmente com Levantamento da mirmecofauna; taxonomia e bioindicação de formigas (Hymenoptera - Formicidae) em fragmentos da Floresta Atlântica Nordestina.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves