Tefritídeos endófagos (Diptera: Tephritidae) associados à Asteraceae em Chapecó, Santa Catarina

Autores

  • Flávio Roberto Mello Garcia Universidade Federal de Pelotas
  • Sandra Mara Sabedot-Bordin Unochapecó
  • Gilson Marcos Bogus Unochapecó
  • Daiana Bampi Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p15

Resumo

O estudo foi realizado com o objetivo de inventariar a fauna de tefritídeos endófagos associados a capítulos de Asteraceae no município de Chapecó, Santa Catarina. As coletas de capítulos foram realizadas quinzenalmente no período de setembro de 2005 a setembro de 2006. Foram coletados capítulos de 37 espécies de Asteraceae, sendo registrados tefritídeos em 14 delas. Obteve-se dez espécies de tefritídeos endófagos. O gênero mais abundante foi Tomoplagia. Encontramos evidências de novos registros de associação entre tefritídeos endófagos e suas plantas hospedeiras.

Biografia do Autor

Flávio Roberto Mello Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Biológicas (1992), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou treinamentos no United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos e na ESALQ/USP. Atua como professor universitário desde 1995. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professor Permanente do Programa de Pos-graduação em Fitossanidade da UFPel, Pesquisador do Grupo de pesquisa em Biodiversidade de moscas-das-frutas da USP, avaliador externo do Ministério da Educação, consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, de Pernambuco e Santa Catarina, consultor de 26 periódicos nacionais e internacionais, Perito do Fundo para Reconstituição de Bens Lesadosdo Ministério Público de Santa Catarina.Tem experiência na área e Ecologia de Insetos no Brasil e em Moçambique. Foi agraciado com os prêmios The Leading Scientists of the World (Cambridge, Inglaterra), American Medal of Honor (EUA), Top 100 Scientists (Cambridge, Inglaterra) e Great Minds of 21st Century (EUA).

Sandra Mara Sabedot-Bordin, Unochapecó

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Chapecó (1998). Especialização em Biologia Animal (2001) e Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2007). Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), atuando nas disciplinas de zoologia de invertebrados I e II, zoologia agrícola e entomologia. Participa de projetos de pesquisa e extensão, na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Tephritidae, interação inseto-planta, manejo integrado e ecológico de pragas.

Gilson Marcos Bogus, Unochapecó

Possui graduação em Sequencial compl. est. form. ag. desen. regional pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2007) . Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade.

Daiana Bampi, Unochapecó

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), 2006. Atuou na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, como Assistente de Pesquisa no Monitoramento do Projeto Microbacias 2Bird. Atuou no Projeto Água Boa do Lajeado São José vinculado ao Consórsio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Iberê), Prefeitura Municipal de Chapecó e Epagri. Atualmente é mestranda em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos