Influência de técnicas de enriquecimento ambiental no aumento do bem-estar de Callithrix penicillata (E. Geoffroy, 1812) (Primates: Callitrichidae)

Autores

  • Mariana Prado Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Jonas Byk Universidade Federal de Uberlândia
  • Kleber Del-Claro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p83

Resumo

Este estudo aplicou técnicas de enriquecimento ambiental em um grupo cativo de Callithrix penicillata (saguis-de-tufos-pretos) com o objetivo de aumentar o bem-estar desses animais. O enriquecimento foi realizado com seis animais, três machos e três fêmeas, do Zoológico do Parque Municipal do Sabiá (Uberlândia, MG, Brasil). Os dados foram coletados em três fases, pré-enriquecimento, enriquecimento e pós-enriquecimento, cada uma com 40h de observações quantitativas. Foram utilizados dois modelos de enriquecimento sensorial e quatro modelos de enriquecimento alimentar. A resposta comportamental ao enriquecimento foi positiva. Foi observado aumento em alguns comportamentos, como exploratórios, de forrageio, sociais e territoriais, ao passo que outros diminuíram como os estereótipos (indicativos de estresse). Durante e após o enriquecimento houve exibição de comportamentos antes não expressos, principalmente os relacionados à reprodução e socialização. As mudanças comportamentais observadas indicam que o enriquecimento promoveu uma melhora na qualidade de vida dos animais.

Biografia do Autor

Mariana Prado Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição. Tem afinidade para trabalhar com ecologia vegetal, biologia da conservação, enriquecimento ambiental para animais cativos e educação. Desenvolve a dissertação de mestrado na área de ecologia vegetal, mais especificamente abordando diversidade funcional de formações florestais ribeirinhas.

Jonas Byk, Universidade Federal de Uberlândia

Graduou-se em Ciências Biológicas ( Licenciatura Bacharelado) em 2004. Possui Mestrado em Comportamento e Biologia Animal (UFJF) (2006) e Doutorado em Ecologia e Conservação pela UFU (2010). Diretor de eventos da Sociedade Para a Conservação da Selva Paranaense e Professor de Zoologia da UEG. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal, interações entre animais e plantas, ecologia comportamental, bem-estar e enriquecimento ambiental de animais de zoológico e etologia de insetos sociais. Atua como consultor na área de comportamento e estresse.

Kleber Del-Claro, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1987),
mestrado em Ecologia pela Unicamp (1991) e doutorado em Ecologia também pela Unicamp (1995). Desde 1992 é professor efetivo (Associado III) da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador da PG Ecologia/UFU (2003/2007). Presidiu a comissão internacional que elaborou a enciclopédia "Tropical Biology and Natural Resources" para a Unesco/EOLSS - United Nation Educational, Scientific and Cultural. Editor associado de Neotropical Entomology (desde 2004) - Sociedade Entomologica do Brasil e de Zoologia, Soc. Braz. Zoologia. Editor asistente da Acta Ethologica - Springer e Revista de Etologia (SBEt). Presidente da Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt 1998/2000 e 2006/2008). Professor no curso de pós-graduação em ecologia e biologia vegetal da UFU, entomologia da Universidade de São Paulo, e zoologia da UFJF. Coordena os convênios internacionais entre a UFU e Univ. of Missouri e UFU e Univ. Viena (BOKU). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Interações e Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal, interações ecológicas, artrópodes, cerrado e herbivoria. Seu livro "Comportamento Animal, uma introdução à ecologia comportamental" inaugurou a seção de livros eletrônicos do CNPq em 21 de Junho de 2007. Visite a homepage: www.leci.ib.ufu.br Pesquisador do CNPq 1B.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos