Biometria, histologia e morfometria do sistema digestório do cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) de vida livre
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n4p111Resumo
O cachorro do mato (Cerdocyon thous) é encontrado por todo o Brasil. Possui hábito noturno, podendo ser observado nas margens de estradas, onde procura restos de animais atropelados e, por isso, frequentemente são vítimas de atropelamento. Esse estudo visa a caracterização anatômica macro e microscópicas do sistema digestório do cachorro do mato, pois os mesmos trazem subsídios para a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos, além de trazer informações importantes a respeito das estratégias de alimentação, principalmente para indivíduos selvagens que necessitem de cuidados veterinários após resgate em casos de atropelamento, queimadas e enchentes causadas por enchimento de lagos de hidroelétricas ou mesmo em projetos de reprodução em cativeiro e repovoamento. Foram coletadas amostras do sistema digestório de 3 animais de vida livre da região de Guarapuava-PR. Os cachorros do mato estudados era maiores do que a média descrita para espécie, possuíam um sistema digestório menor que de outros carnívoros, além de apresentar outras características anatômicas e histológicas diferentes das encontradas na literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY