Caracterização genética de populações naturais de goiabeira serrana (Acca sellowiana) com marcadores microssatélites heterólogos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n4p75Resumo
A goiabeira serra Acca sellowiana é uma espécie nativa do sul do Brasil e nordestete do Uruguai e devido ao sabor único de seus frutos apresenta-se como alternativa de renda para pequenos agricultores. O conhecimento da diversidade genética se constitui em uma importante ferramenta para o melhoramento genético e conservação. Com intuito de ampliar o conhecimento a respeito da diversidade genética da espécie, foi caracterizada a diversidade genética de cinco populações naturais de A. sellowiana, com o uso de iniciadores microssatélites desenvolvidos para o complexo Eucalyptus grandis W. Hill ex Maiden x E. urophylla S.T. Blake. Com a utilização de 10 pares de iniciadores selecionados, 122 plantas foram caracterizadas. Os valores médios para heterozigosidade esperada e observada foram de 0,42 e 0,47, respectivamente. Os valores estimados para não diferiram de zero para quatro das cinco populações avaliadas, sugerindo baixo efeito de endogamia. Adicionalmente, foi observada incidência de alelos raros e divergência genética, sugerindo que estratégias de conservação considerem a manutenção de diferentes populações com objetivo de conservar a espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY