Análise de agrupamento e regressão não-linear aplicados ao crescimento in vitro de Leucoagaricus gongylophorus (Singer) Möller em meios de cultura acrescido com diferentes extratos vegetais

Autores

  • Marcelo Dias de Souza Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Otávio Peres Filho Departamento de Engenharia Florestal Faculdade de Engenharia Florestal Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sidney Fernando Caldeira Departamento de Engenharia Florestal Faculdade de Engenharia Florestal Universidade Federal de Mato Grosso
  • Allan Libanio Pelissari Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Alberto Dorval Prof. Dr. Departamento de Engenharia Florestal, Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n4p85

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar o crescimento in vitro de Leucoagaricus gongylophorus em meio de cultura acrescidos com diferentes extratos de espécies vegetais, por meio da análise estatística multivariada de agrupamento de dados, além de determinar o comportamento do fungo por meio de equações de regressão não-lineares. O fungo foi inoculado em meio BDA acrescidos com oito extratos vegetais, além de dois controles, em placas de Petri. As placas foram mantidas em câmaras climatizadas à temperatura de 25±1 ºC no escuro, por um período de 42 dias e o crescimento do fungo foi avaliado em intervalos semanais. Foi comprovado que a análise estatística multivariada de agrupamento e o modelo de Chapman-Richards são eficientes para verificar a similaridade de diferentes extratos vegetais no desenvolvimento do fungo, bem como estimar e descrever o crescimento do fungo L. gongylophorus.

Biografia do Autor

Marcelo Dias de Souza, Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Atualmente cursa a Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais na UFMT.

Mais informações no Currículo Lattes.

Otávio Peres Filho, Departamento de Engenharia Florestal Faculdade de Engenharia Florestal Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Mato Grosso.

Mais informações no Currículo Lattes.

Sidney Fernando Caldeira, Departamento de Engenharia Florestal Faculdade de Engenharia Florestal Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (Ecofisiologia de Sementes) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Mato Grosso.

Mais informações no Currículo Lattes.

Allan Libanio Pelissari, Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é mestrando, bolsista CAPES, do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais (UFMT).

Mais informações no Currículo Lattes.

Alberto Dorval, Prof. Dr. Departamento de Engenharia Florestal, Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2011-11-05

Edição

Seção

Artigos