Flutuação populacional de moscas-das-frutas (Diptera, Tephritidae) em pomares de pessegueiro e maracujazeiro em Iraceminha, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n2p53Resumo
O objetivo do estudo foi conhecer a flutuação populacional das moscas-das-frutas em pomares de pessegueiro e maracujazeiro no município de Iraceminha, Santa Catarina. Para o levantamento foram instalados frascos “caça-moscas” do tipo McPhail, contendo glicose invertida a 10%, no período de abril de 2006 a março de 2007. As moscas capturadas foram identificadas no Laboratório de Entomologia da UNOCHAPECÓ. As fêmeas coletadas pertencem a 12 espécies e quatro gêneros. Os adultos de Anatrepha fraterculus ocorreram em todas as estações do ano, com pico populacional em outubro/2006, nos pomares de pessegueiro. Os níveis populacionais de Anastrepha grandis mantiveram-se mais elevados durante os primeiros cinco meses da pesquisa, no pomar de maracujazeiro. Foi constatado baixa infestação dos gêneros Ceratitis capitata, Blepharoneura sp. e Tomoplagia sp. em relação às moscas do gênero Anastrepha. Os resultados mostraram que a presença das moscas está associada a disponibilidade de alimento e não com as condições climáticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY