Flutuação populacional de moscas-das-frutas (Diptera, Tephritidae) em pomares de pessegueiro e maracujazeiro em Iraceminha, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n2p53Abstract
O objetivo do estudo foi conhecer a flutuação populacional das moscas-das-frutas em pomares de pessegueiro e maracujazeiro no município de Iraceminha, Santa Catarina. Para o levantamento foram instalados frascos “caça-moscas” do tipo McPhail, contendo glicose invertida a 10%, no período de abril de 2006 a março de 2007. As moscas capturadas foram identificadas no Laboratório de Entomologia da UNOCHAPECÓ. As fêmeas coletadas pertencem a 12 espécies e quatro gêneros. Os adultos de Anatrepha fraterculus ocorreram em todas as estações do ano, com pico populacional em outubro/2006, nos pomares de pessegueiro. Os níveis populacionais de Anastrepha grandis mantiveram-se mais elevados durante os primeiros cinco meses da pesquisa, no pomar de maracujazeiro. Foi constatado baixa infestação dos gêneros Ceratitis capitata, Blepharoneura sp. e Tomoplagia sp. em relação às moscas do gênero Anastrepha. Os resultados mostraram que a presença das moscas está associada a disponibilidade de alimento e não com as condições climáticas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

