Flutuação populacional de moscas-das-frutas (Diptera, Tephritidae) em pomares de pessegueiro e maracujazeiro em Iraceminha, Santa Catarina

Autores

  • Sheila Alberti Unochapecó
  • Gilson Marcos Bogus Acadêmico de Agronomia da Unochapecó
  • Flávio Roberto Mello Garcia Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n2p53

Resumo

O objetivo do estudo foi conhecer a flutuação populacional das moscas-das-frutas em pomares de pessegueiro e maracujazeiro no município de Iraceminha, Santa Catarina. Para o levantamento foram instalados frascos “caça-moscas” do tipo McPhail, contendo glicose invertida a 10%, no período de abril de 2006 a março de 2007. As moscas capturadas foram identificadas no Laboratório de Entomologia da UNOCHAPECÓ. As fêmeas coletadas pertencem a 12 espécies e quatro gêneros. Os adultos de Anatrepha fraterculus ocorreram em todas as estações do ano, com pico populacional em outubro/2006, nos pomares de pessegueiro. Os níveis populacionais de Anastrepha grandis mantiveram-se mais elevados durante os primeiros cinco meses da pesquisa, no pomar de maracujazeiro. Foi constatado baixa infestação dos gêneros Ceratitis capitata, Blepharoneura sp. e Tomoplagia sp. em relação às moscas do gênero Anastrepha. Os resultados mostraram que a presença das moscas está associada a disponibilidade de alimento e não com as condições climáticas.

 

Biografia do Autor

Sheila Alberti, Unochapecó

Bióloga formada pela UNOESC e mestre em Ciência Ambientais pela Unochapecó

Flávio Roberto Mello Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Biológicas (1992), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou treinamentos no United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos e na ESALQ/USP. Atua como professor universitário desde 1995. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professor Permanente do Programa de Pos-graduação em Fitossanidade da UFPel, Pesquisador do Grupo de pesquisa em Biodiversidade de moscas-das-frutas da USP, avaliador externo do Ministério da Educação, consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, de Pernambuco e Santa Catarina, consultor de 27 periódicos nacionais e internacionais, Perito do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina.Tem experiência na área e Ecologia de Insetos no Brasil e em Moçambique. Foi agraciado com os prêmios The Leading Scientists of the World (Cambridge, Inglaterra), American Medal of Honor (EUA), Top 100 Scientists (Cambridge, Inglaterra) e Great Minds of 21st Century (EUA).

Downloads

Publicado

2011-12-21

Edição

Seção

Artigos