Aspectos anatômicos do aparelho genital masculino de preás adultos (Galea spixii Wagler, 1831)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n1p181Resumo
Os preás são roedores histricomorfos com atividade reprodutiva e alimentar condicionada a fatores climáticos e pluviométricos. Frente à falta de conhecimento sobre o aparelho reprodutor do preá, este estudo objetivou descrever sua macroscopia e topografia. Foram utilizados dez animais adultos oriundos do Centro de Multiplicação de Animais Silvestres da Universidade Federal Rural do Semiárido. Foram realizadas dissecações, fotografias e descrições dos órgãos in situ como forma de melhor preservar a topografia. Os órgãos genitais masculinos do preá estavam representados pelos testículos, epidídimos, pelas glândulas genitais acessórias (representadas pela próstata, glândulas vesiculares e bulbouretrais), além do pênis e do escroto. Os testículos eram ovoides e situavam-se em locais distintos, dependendo da atividade reprodutora do animal. O epidídimo apresentava três regiões: a cabeça, o corpo e a cauda. A próstata achava-se dividida em duas porções laterais, com dois lobos. O pênis era cilíndrico com uma flexura cranial, curvando-o caudalmente. A glande estava revestida por um epitélio áspero, queratinizado com espículas superficiais. Os achados descritos para o sistema reprodutor masculino do preá assemelham-se aos descritos para roedores como a cutia e o mocó, principalmente no que se refere à macroscopia testicular, formato do pênis e a presença de espículas na glande.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY