Capacidade de predação de sementes de Erythrina falcata Benth. (Fabaceae, Faboideae) por larvas de três espécies de Lepidoptera – Crambidae e o efeito de parasitoides sobre a interação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n4p69Resumo
Este estudo teve como objetivo estimar a quantidade média de sementes de Erythrina falcata consumida por larvas de Agathodes designalis (Guenée, 1854), Liopasia ochracealis (Walker 1865) e Terastia meticulosalis (Guenée, 1854) (Lepidoptera, Crambidae) que predam suas sementes. As larvas de lepidópteros foram coletadas de vagens de E. falcata em ambiente natural, individualizadas em placas de Petri e alimentadas com sementes imaturas. O número médio de sementes predadas variou de duas, para A. designalis a cinco para L. ochracealis. O parasitismo de Macrocentrus sp. (Hymenoptera, Braconidae) em larvas de T. meticulosalis, é relatado pela primeira vez. Os resultados demonstram que a ação do parasitoide é um dos fatores que influencia nas taxas de predação de sementes de E. falcata por larvas de lepidópteros no ambiente natural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY