Capacidade de predação de sementes de Erythrina falcata Benth. (Fabaceae, Faboideae) por larvas de três espécies de Lepidoptera – Crambidae e o efeito de parasitoides sobre a interação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n4p69Abstract
Este estudo teve como objetivo estimar a quantidade média de sementes de Erythrina falcata consumida por larvas de Agathodes designalis (Guenée, 1854), Liopasia ochracealis (Walker 1865) e Terastia meticulosalis (Guenée, 1854) (Lepidoptera, Crambidae) que predam suas sementes. As larvas de lepidópteros foram coletadas de vagens de E. falcata em ambiente natural, individualizadas em placas de Petri e alimentadas com sementes imaturas. O número médio de sementes predadas variou de duas, para A. designalis a cinco para L. ochracealis. O parasitismo de Macrocentrus sp. (Hymenoptera, Braconidae) em larvas de T. meticulosalis, é relatado pela primeira vez. Os resultados demonstram que a ação do parasitoide é um dos fatores que influencia nas taxas de predação de sementes de E. falcata por larvas de lepidópteros no ambiente natural.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

