Influência de baixas temperaturas no desenvolvimento e aspectos bionômicos de Musca domestica (Linnaeus, 1758) (Diptera, Muscidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n4p93Resumo
Sobrevivência, longevidade e aspectos reprodutivos dos dípteros estão relacionados a fatores bióticos, abióticos e suas interações. O objetivo deste artigo consistiu em verificar a influência da estocagem de espécimes adultos de Musca domestica sob baixas temperaturas (5°C, 10°C), considerando aspectos bionômicos (sobrevivência, longevidade, número médio de ovos/fêmea e viabilidade) de colônias pré-estabelecidas sob condições laboratoriais (temperatura 25°C +2°C; UR 70% +10%; fotoperíodo de 12 h). Foram selecionados ao acaso 15 casais/repetição x 3, acondicionados em câmaras sob 5°C, 10°C e 25°C +2°C (controle) (Fator A). Os dípteros foram retirados das câmaras após sete, 14, 21, 28, 35 e 42 dias (Fator B), quando os sobreviventes foram quantificados e acondicionados em gaiolas, sob 25°C +2°C, até a morte do último inseto. Os resultados foram submetidos a análise estatística (Anova; Tukey 5%). A utilização de baixas temperaturas, para estocagem de adultos, foi uma estratégia que interferiu em aspectos bionômicos. A utilização de baixas temperaturas interfere na sobrevivência de adultos, na longevidade, no número médio de ovos/fêmea-1 e na viabilidade, quando comparadas ao controle. O tempo de exposição de adultos em B.O.D., sob 5°C e 10°C, por sete dias, permite a sobrevivência total, a sobrevivência de fêmeas e machos, a longevidade, um maior número médio de ovos/fêmea e a viabilidade de ovos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY