Influência de baixas temperaturas no desenvolvimento e aspectos bionômicos de Musca domestica (Linnaeus, 1758) (Diptera, Muscidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n4p93Abstract
Sobrevivência, longevidade e aspectos reprodutivos dos dípteros estão relacionados a fatores bióticos, abióticos e suas interações. O objetivo deste artigo consistiu em verificar a influência da estocagem de espécimes adultos de Musca domestica sob baixas temperaturas (5°C, 10°C), considerando aspectos bionômicos (sobrevivência, longevidade, número médio de ovos/fêmea e viabilidade) de colônias pré-estabelecidas sob condições laboratoriais (temperatura 25°C +2°C; UR 70% +10%; fotoperíodo de 12 h). Foram selecionados ao acaso 15 casais/repetição x 3, acondicionados em câmaras sob 5°C, 10°C e 25°C +2°C (controle) (Fator A). Os dípteros foram retirados das câmaras após sete, 14, 21, 28, 35 e 42 dias (Fator B), quando os sobreviventes foram quantificados e acondicionados em gaiolas, sob 25°C +2°C, até a morte do último inseto. Os resultados foram submetidos a análise estatística (Anova; Tukey 5%). A utilização de baixas temperaturas, para estocagem de adultos, foi uma estratégia que interferiu em aspectos bionômicos. A utilização de baixas temperaturas interfere na sobrevivência de adultos, na longevidade, no número médio de ovos/fêmea-1 e na viabilidade, quando comparadas ao controle. O tempo de exposição de adultos em B.O.D., sob 5°C e 10°C, por sete dias, permite a sobrevivência total, a sobrevivência de fêmeas e machos, a longevidade, um maior número médio de ovos/fêmea e a viabilidade de ovos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.