Caracterização biométrica externa, avaliação corpórea e caracterização histológica do trato gastrintestinal de gaviões-carijó (Rupornis magnirostris) apreendidos pelo CETAS/IBAMA na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n1p101Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar as medidas biométricas externas e do sistema digestório e, também, as condições corpóreas e de plumagem de gaviões-carijó apreendidos pelo CETAS/IBAMA na Paraíba, e descrever a histologia das vísceras do trato gastrintestinal (TGI), tendo como foco fornecer subsídios para novos estudos na área de nutrição animal e classificação taxonômica, bem como para sistemas de manejo e de conservação. Os espécimes foram analisados, tiveram as medidas mensuradas e coletadas amostras biológicas para procedimentos histológicos. Constatou-se que existe relação entre a condição corpórea e a perda de plumagem, demonstrando que a morfologia do TGI é semelhante à da maioria das aves já descritas, incluindo outras espécies de Accipitridae. Os resultados proporcionam subsídios para estudos posteriores envolvendo manejo nutricional, conservacionista, clínico e cirúrgico para a espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY