Musculatura da asa da arara canindé (Ara ararauna, Linnaeus, 1758): conhecimento básico aplicado à clínica de animais silvestres
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p137Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p137
Este trabalho teve o objetivo de descrever a musculatura das asas da arara canindé (Ara ararauna), visando a contribuir para aumentar o conhecimento acerca de sua anatomia e auxiliar a prática clínica com essa espécie. Foram utilizadas cinco araras provenientes do Centro de Triagem de Animais Silvestres da Paraíba (Cetas-PB), sendo a musculatura identificada mediante dissecação direta. Os músculos flexores, assim como os extensores, mostraram-se bem definidos, tinham bom calibre e bom desenvolvimento, contribuindo, assim, para uma minuciosa descrição anatômica e para a definição de sua origem, inserção e funcionalidade nas asas das araras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY