Morfologia da glândula adrenal da paca (Cuniculus paca, L. 1766)

Autores

  • Sergio Pinter Garcia Filho Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Ana Laura Esper Gomes de Figueiredo Carvalho Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Leandro Luís Martins Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Leonardo Martins Leal Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Maria Rita Pacheco Universidade Estadual Paulista UNESP
  • Marcia Rita Fernandes Machado Universidade Estadual Paulista UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p163

Palavras-chave:

Cuniculus paca, Glândula adrenal, Histologia, Roedor

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p163

A paca (Cuniculus paca, Linnaeus, 1766) é um roedor de porte médio que, embora pertencente à fauna brasileira, possui poucas informações acerca de sua morfologia na literatura especializada. Nesse sentido, objetivou-se estudar a morfologia da sua glândula adrenal mediante análise de microscopia de luz, cuja importância refere-se ao fato da glândula adrenal ser um órgão secretor de substâncias particulares que promovem no organismo funções biológicas de grande importância, além de proporcionar informações à anatomia comparada. Foram utilizadas oito pacas adultas, quatro machos e quatro fêmeas. Logo após o óbito, os animais foram posicionados em decúbito dorsal, foi realizada a abertura de sua cavidade abdominal por meio de incisão pré-retroumbilical e seguido do rebatimento lateral das paredes abdominais para a exposição da glândula em questão. As glândulas adrenais foram individualizadas, fragmentos foram colhidos, fixados e preparados para observação histológica. Constatou-se que a morfologia geral da glândula adrenal da paca assemelha-se à de outros mamíferos.

Biografia do Autor

Sergio Pinter Garcia Filho, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em medicina veterinária pelo Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto-SP (2007). Mestrado em Cirurgia Veterinária (Morfologia Animal) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal-SP (2010). Atualmente Doutorando em Cirurgia Veterinária (Morfologia Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal-SP .

Ana Laura Esper Gomes de Figueiredo Carvalho, Universidade Estadual Paulista UNESP

Graduanda de Zootecnia UNESP - Jaboticabal

Leandro Luís Martins, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Camilo Castelo Branco, Fernandopolis-SP (2005). Mestre em Cirurgia Veterinária (Anatomia Animal) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal-SP (2009). Doutor em Cirurgia Veterinária (Anatomia Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal-SP. Atualmente docente das disciplinas: Anatomia dos Animais domésticos para o curso de Medicina Veterinária e Anatomia e Fisiologia Animal para o curso de Agronomia da Faculdades Ingá (uningá)- Maringá-PR.

Leonardo Martins Leal, Universidade Estadual Paulista UNESP

Médico Veterinário graduado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp - Câmpus de Jaboticabal (2009) com aprimoramento profissional na área de Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais (2011). Mestre em Cirurgia Veterinária pela FCAV - Unesp - Jaboticabal (2013). Atualmente aluno de doutorado do programa de pós-graduação em Cirurgia Veterinária desta mesma instituição

Maria Rita Pacheco, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor assistente doutor - ms3 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia, morfometria, histologia, coelho e cão.

Marcia Rita Fernandes Machado, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal (FCAV - UNESP) em 1979; mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo (1992); doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo (1995); concurso de Livre Docência na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal (2002). Em jullho de 2011, mudou de Plano de Carreira de MS5 para MS5 -3, nível máximo da carreira de Professor Adjunto na UNESP, dessa forma, atualmente é Professor Adjunto 3 da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, responsável pelas disciplinas de Anatomia dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, além de ministrar disciplinas e orientar junto aos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia e Produção Animal da FCAV UNESP. Orientou e orienta, Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado; Iniciações Científicas; Apoio Técnico, e também Trabalhos e Estágios de Conclusão de Curso de Graduação em Medicina Veterinária. Responsável por Projetos de Pesquisa financiados. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase à Morfologia Animal, atuando nas áreas de Morfologia Placentária; Morfologia dos Diferentes Sistemas Orgânicos dos Animais Domésticos e Silvestres; Morfologia de Membranas Biológicas, desenvolvendo trabalhos com: Agouti paca, morfologia animal, cervídeos, bufalinos, anexos embrionários e membranas biológicas.

Downloads

Publicado

2014-02-18

Edição

Seção

Artigos