Período reprodutivo de fêmeas de Hypostomus commersoni Valenciennes, 1836, em uma barragem na bacia do rio Uruguai

Autores

  • Rita Cristina Gomes Galarça Universidade Federal do Pampa
  • Iara Terezinha Garcia Müller Universidade Federal do Pampa
  • Herbert Spencer Filho Universidade Federal do Pampa
  • Romualdo Elias Soares Universidade Federal do Pampa
  • Paula Cunha Universidade Federal do Pampa
  • Thiago Signori Gralha Universidade Federal do Pampa
  • Edward Castro Pessano Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Marcus Vinícius Morini Querol Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p87

Palavras-chave:

Loricarridae, Maturação gonadal, Pampa Brasileiro

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p87

O cascudo Hypostomus commersoni, nativo da Bacia do Rio Uruguai, pertencente à família Loricariidae, é encontrado habitualmente em ambientes lênticos e tem sua biologia ainda pouco conhecida na região do Pampa Brasileiro. Foi verificado o período reprodutivo pela análise da variação mensal do índice gonadossomático (IGS), do índice hepatossomático (IHS), e o fator de condição gonadal (∆K), além da observação macroscópica do estádio de desenvolvimento gonadal. Após a análise dos resultados pode se concluir que a espécie em estudo tem seu período reprodutivo de setembro estendendo-se a janeiro, atingindo seu pico de reprodução em novembro. Os indicadores IHS e ∆K apresentaram-se mais elevados no mês de outubro, demonstrando uma melhor condição gonadal e o IHS revelou um acúmulo de reservas lipídicas para fornecer energia na vitelogênese, no mês antecedente ao pico de reprodução, sendo desta forma, bons indicadores que corroboram com o período de reprodução determinado.

Biografia do Autor

Rita Cristina Gomes Galarça, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS (2002) e em Tecnologia em Aquicultura pela Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA (2012) . Especialista em Educação Interdisciplinar pela Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA (2004), em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco- UCB em 2005 e em Docência em Libras (Língua brasileira de sinais) pela Universidade Tuiuti do Paraná e ASSÍNTESE (2008). Professora da rede Municipal e Estadual de ensino (Ensino Fundamental e Médio) em Uruguaiana, RS.

Iara Terezinha Garcia Müller, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura de Curta Duração em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Atualmente cursando Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura na Universidade Federal do Pampa, sendo provável formanda no 2º semestre/2012. Cursando Especialização de Educação em Ciências pela UNIPAMPA/ Uruguaiana.

Herbert Spencer Filho, Universidade Federal do Pampa

Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros com ênfase em Aqüicultura.

Thiago Signori Gralha, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007).

Edward Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre em Educação em Ciências pela UFSM. Atualmente é Doutorando do PPG Educação em Ciências da UFSM, e Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa, vinculado ao Curso de Ciências da Natureza. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia e Ecologia, com ênfase em Ictiologia. Atua principalmente estudos de educação ambiental, ensino de ciências, biologia, ecologia e de dinâmica populacional. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Ecologia de Populações, atuando no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU) e do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ), desenvolvendo ações relacionadas a Capacitação, Educação e Extensão para Pescadores, Alunos e Professores da Educação Básica. Atualmente é Supervisor da Unipampa no Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Marcus Vinícius Morini Querol, Universidade Federal do Pampa

Pssui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto e líder de grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Zoologia, Piscicultura e Ecologia, com ênfase em Biologia e Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de populações ícticas, biologia e ecologia de peixes, ictiologia, piscicultura e limnologia.

Downloads

Publicado

2014-03-18

Edição

Seção

Artigos