Atividades cinegéticas direcionadas à avifauna em áreas rurais do Município de Jaçanã, Rio Grande do Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n3p175Resumo
As aves constituem um dos grupos vertebrados de maior importância cinegética em todo o mundo e, no semiárido brasileiro, apresentam um importante valor econômico e cultural. Esta pesquisa visa fornecer informações sobre as espécies de aves silvestres capturadas, suas finalidades de uso e técnicas de captura no município de Jaçanã, Zona Agreste do Estado do Rio Grande do Norte (Nordeste do Brasil). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, no período de julho de 2012 a junho de 2013 com 35 caçadores locais, selecionados através da técnica “bola de neve”. A identificação avifaunística foi realizada através das técnicas checklist-entrevista e turnê-guiada. Para determinar a importância cinegética relativa das espécies, foi calculado o Valor de Uso (VU). Nesse sentido foi citado um total de 45 espécies, utilizadas para consumo alimentar (35 spp.), comercialização (22 spp.) e criação (26 spp.). Os valores de uso (VU) variaram entre 0,03 e 1,4; sendo, Columbina talpacoti a espécie registrada com maior valor de uso. Foram identificadas 14 técnicas de capturas empregadas conforme a espécie e uso a que se destinam; sendo a caça com espingarda, a caça com baladeira e a pastora, as técnicas predominantes. Foi verificado que as aves frequentemente capturadas são Passeriformes e Columbiformes. Considerando que a caça pode mudar a composição de comunidades animais e influenciar uma série de interações ecológicas, espera-se que os resultados obtidos possam servir como ferramenta para iniciativas conservacionistas no semiárido brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY