Atividades cinegéticas direcionadas à avifauna em áreas rurais do Município de Jaçanã, Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

  • Edja Daise Oliveira Barbosa Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde.
  • Maria das Graças Barbosa da Silva Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde.
  • Rosana Oliveira de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde.
  • Marcio Frazão Chaves Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n3p175

Resumo

As aves constituem um dos grupos vertebrados de maior importância cinegética em todo o mundo e, no semiárido brasileiro, apresentam um importante valor econômico e cultural. Esta pesquisa visa fornecer informações sobre as espécies de aves silvestres capturadas, suas finalidades de uso e técnicas de captura no município de Jaçanã, Zona Agreste do Estado do Rio Grande do Norte (Nordeste do Brasil). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, no período de julho de 2012 a junho de 2013 com 35 caçadores locais, selecionados através da técnica “bola de neve”. A identificação avifaunística foi realizada através das técnicas checklist-entrevista e turnê-guiada. Para determinar a importância cinegética relativa das espécies, foi calculado o Valor de Uso (VU). Nesse sentido foi citado um total de 45 espécies, utilizadas para consumo alimentar (35 spp.), comercialização (22 spp.) e criação (26 spp.). Os valores de uso (VU) variaram entre 0,03 e 1,4; sendo, Columbina talpacoti a espécie registrada com maior valor de uso. Foram identificadas 14 técnicas de capturas empregadas conforme a espécie e uso a que se destinam; sendo a caça com espingarda, a caça com baladeira e a pastora, as técnicas predominantes. Foi verificado que as aves frequentemente capturadas são Passeriformes e Columbiformes. Considerando que a caça pode mudar a composição de comunidades animais e influenciar uma série de interações ecológicas, espera-se que os resultados obtidos possam servir como ferramenta para iniciativas conservacionistas no semiárido brasileiro.

Biografia do Autor

Edja Daise Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde.

Bióloga, graduada em Licenciatura em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde (2013). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Conservação das Espécies Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimento Ecológico Tradicional, Etnoornitologia, Etnomastozoologia, Caça e Uso de Animais Silvestres. 

Maria das Graças Barbosa da Silva, Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestranda em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG-CES.

Rosana Oliveira de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde.

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências.

Marcio Frazão Chaves, Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde.

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2004), graduação em Licenciatura em ciencias biologicas pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Conservação das Espécies Animais.

Downloads

Publicado

2014-05-26

Edição

Seção

Artigos