Aspectos da alimentação de Knodus heteresthes (Characiformes, Characidae) no igarapé do Nove, bacia do rio Machado, Rondônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n3p97Resumo
Neste estudo, descrevemos o hábito alimentar de Knodus heteresthes em um igarapé amazônico e exploramos a hipótese de que as variações da dieta ocorrem em função da alternância de estações e desenvolvimento ontogenético. A maioria dos espécimes coletados apresentou tamanho pequeno (< 30 mm). Observamos que a espécie consome ampla variedade de itens, variando de material de origem vegetal, como algas, sementes e folhas, e material de origem animal, como aracnídeos, briozoários e insetos terrestres e aquáticos em diversos estágios de vida, sugerindo uma dieta onívora, embora com expressivo consumo de insetos alóctones. Itens de origem alóctone foram mais representativos do que itens autóctones para jovens (?2 = 70,4; p < 0,05) e adultos (?2 = 60,6; p < 0,05), em ambas as estações (chuvosa, ?2 = 53,0; p < 0,05; seca, ?2 = 77,0; p < 0,05), e representaram mais de 70% da dieta da espécie em todas as amostras, indicando certo grau de especialização. Tal especialização, por sua vez, pode estar relacionada às elevadas abundâncias encontradas pela espécie, que possivelmente demonstra boa capacidade em alocar energia para crescimento, no caso dos indivíduos jovens, e reprodução, no caso dos adultos, tornando-a uma das espécies dominantes em igarapés conservados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY