Aspectos da alimentação de Knodus heteresthes (Characiformes, Characidae) no igarapé do Nove, bacia do rio Machado, Rondônia, Brasil

Autores

  • Wesclen Vilar Nogueira Universidade Federal de Rondônia
  • Igor David Costa Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n3p97

Resumo

Neste estudo, descrevemos o hábito alimentar de Knodus heteresthes em um igarapé amazônico e exploramos a hipótese de que as variações da dieta ocorrem em função da alternância de estações e desenvolvimento ontogenético. A maioria dos espécimes coletados apresentou tamanho pequeno (< 30 mm). Observamos que a espécie consome ampla variedade de itens, variando de material de origem vegetal, como algas, sementes e folhas, e material de origem animal, como aracnídeos, briozoários e insetos terrestres e aquáticos em diversos estágios de vida, sugerindo uma dieta onívora, embora com expressivo consumo de insetos alóctones. Itens de origem alóctone foram mais representativos do que itens autóctones para jovens (?2 = 70,4; p < 0,05) e adultos (?2 = 60,6; p < 0,05), em ambas as estações (chuvosa, ?2 = 53,0; p < 0,05; seca, ?2 = 77,0; p < 0,05), e representaram mais de 70% da dieta da espécie em todas as amostras, indicando certo grau de especialização. Tal especialização, por sua vez, pode estar relacionada às elevadas abundâncias encontradas pela espécie, que possivelmente demonstra boa capacidade em alocar energia para crescimento, no caso dos indivíduos jovens, e reprodução, no caso dos adultos, tornando-a uma das espécies dominantes em igarapés conservados.

Biografia do Autor

Wesclen Vilar Nogueira, Universidade Federal de Rondônia

Graduando em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR campus de Presidente Médici.

Igor David Costa, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2006), mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - BADPI/INPA (2009) e doutorando do curso de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ (2011) . Atualmente professor Assistente I da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Trabalha com Ecologia de peixes amazônicos.

Downloads

Publicado

2014-04-15

Edição

Seção

Artigos