Primeiro registro da rã-das-corredeiras Hylodes heyeri (Anura, Hylodidae) para o estado de Santa Catarina, sul do Brasil e comparação acústica com a espécie críptica Hylodes perplicatus (Anura, Hylodidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p93Resumo
Realizamos o primeiro registro da rã-das-corredeiras Hylodes heyeri para o estado de Santa Catarina, sul do Brasil, conhecida anteriormente de localidades ao longo da Mata Atlântica somente nos estados de São Paulo e Paraná. Devido à sua semelhança morfológica e por agora poderem ser encontradas em simpatria, nós também efetuamos uma comparação acústica entre os cantos de anúncio de H. heyeri e H. perplicatus. Há uma maior variação na duração do canto de ambas as espécies, do que consta na literatura, provavelmente relacionada à variação na temperatura do ar. Para distinguir as duas espécies, além das diferenças nas frequências dominantes, um parâmetro temporal que pode ser utilizado é o intervalo entre as notas, porém não a duração do canto devido à influência da temperatura do ar. Essas descobertas reforçam a urgência de mais atividades de campo para o aumento do conhecimento sobre a distribuição geográfica de anuros, sua conservação e chamamos a atenção para a importância de análises acústicas detalhadas para distinguir espécies crípticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY