Descrição anatômica dos ramos arteriais da aorta torácica e abdominal do quati (Nasua nasua) (Carnivora, Procyonidae)

Autores

  • Daniel Arrais Biihrer Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Gregório Corrêa Guimarães Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Gabriela Castro Lopes Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Imara Guimarães Lima Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n2p119

Resumo

O quati (Nasua nasua) é uma espécie de ampla distribuição na América do Sul, inclusive no Brasil. O objetivo deste estudo foi observar e descrever a morfologia da ramificação dos principais ramos arteriais das aortas torácica e abdominal do quati, comparando os achados com a literatura existente sobre as demais espécies domésticas e silvestres. Para este estudo foram utilizados dois exemplares machos adultos da espécie, coletados em rodovias do estado de Minas Gerais, mortos por atropelamento. Os espécimes foram fixados em solução formalina e tiveram os ramos aórticos preenchidos com látex para posterior dissecação e estudo. Observou-se que a artéria subclávia esquerda é ramo direto do arco aórtico, não há formação de um tronco bicarotídeo nem de um tronco celíacomesentérico, fatos descritos de forma semelhante nos carnívoros domésticos. Dessa forma, notou-se que as ramificações dos ramos arteriais da aorta do quati, tanto na cavidade torácica quanto abdominal, seguem uma distribuição muito semelhante à observada nos carnívoros domésticos, o que reflete sua proximidade evolutiva dentro da ordem Carnivora. Com isso, esse estudo mostrou-se importante por aprofundar o conhecimento anatômico dessa espécie silvestre, permitindo que aspectos já conhecidos da medicina de cães sejam aplicados ao quati.

Biografia do Autor

Daniel Arrais Biihrer, Universidade Federal de Lavras - UFLA

E-mail: arrais.daniel@gmail.com

Endereço: Av. Doutor Silvyo Meneccucci, 785, apto 306 – Nova Lavras, Lavras, MG - CEP: 37200-000
Vínculo institucional: Graduando em Medicina Veterinária (UFLA)
Resumo: Atualmente é graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras e bolsista PIBIC/Fapemig de Iniciação Científica na área de Patologia Veterinária. Foi monitor das disciplinas Anatomia Veterinária II, Patologia Especial Veterinária e desenvolveu pesquisas na área de anatomia comparada de animais domésticos e silvestres.

Gregório Corrêa Guimarães, Universidade Federal de Lavras - UFLA

E-mail: gregorio@dmv.ufla.brEndereço: Av. Jacy Alves de Paula, 81 - Cond. das Goiabeiras, Lavras, MG - CEP: 37200-000Vínculo institucional: Professor Adjunto de Anatomia Animal da Universidade Federal de Lavras

Resumo: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado e doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004 e 2006). Atualmente é professor Adjunto de Anatomia Animal da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia descritiva e topográfica dos animais domésticos; anatomia cirúrgica; anatomia de animais silvestres.

Gabriela Castro Lopes, Universidade Federal de Lavras - UFLA

E-mail: gabriela.clopes@yahoo.com.br

Endereço: rua das Paineiras, 171 - Jardim Eldorado, Lavras, MG - CEP: 37200-000
Vínculo institucional: Graduanda em Medicina Veterinária (UFLA)
Resumo: É acadêmica do oitavo período do curso de graduação de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Monitora da disciplina de anatomia animal. Desenvolve pesquisas na área de anatomia comparada de animais domésticos e silvestres. 

Imara Guimarães Lima, Universidade Federal de Lavras - UFLA

E-mail: imara.lima@hotmail.com

Endereço: Rua Frei Estevão, 183, Bonfim (Vila Maria), São João del-Rei - Minas Gerais. CEP: 36.307-406.

Vínculo institucional: graduanda em Medicina Veterinária (UFLA)
Resumo: Atualmente é graduanda do 10º período de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras e bolsista PIBIC/Fapemig de Iniciação Científica. Foi membro do Núcleo de Estudos em Bem Estar e Comportamento Animal, monitora da disciplina Anatomia Animal, vice coordenadora do Grupo de Estudos em Anatomia Comparada (GEAC).

Downloads

Publicado

2015-03-23

Edição

Seção

Artigos