Relação peso-comprimento da traíra Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) em um arroio regulado no sul do Brasil

Autores

  • Fabiano Corrêa Universidade Federal do Rio Grande
  • Edson Fontes De Oliveira Universidade Federal Tecnológica do Paraná
  • Juvêncio Pouey Universidade Federal de Pelotas
  • Sérgio Piedras Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n1p169

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo alométrico da relação peso-comprimento de Hoplias aff. malabaricus coletados no reservatório e no Arroio Chasqueiro, sul do Brasil. Foram coletados 112 espécimes com comprimento total entre 124 e 386 mm. Os parâmetros estimados do modelo comprimento-peso foram estatisticamente signiicativos e mostraram um crescimento alométrico positivo para a espécie.

 

Biografia do Autor

Fabiano Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande

Ecólogo pela Universidade Católica de Pelotas, Rio Grande do Sul. Especialista em Ecologia Aquatica Costeira, pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul. Mestre em Biologia de Ambientes Aquáticos Continetais, pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente aluno bolsista (DTI) do Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Atuando principalmente nas aréas de ecologia trófica de peixes, estrutura trófica de ecossistemas de água doce e recursos alimentares.

Edson Fontes De Oliveira, Universidade Federal Tecnológica do Paraná

Biólogo formado pela Universidade Federal de Sergipe (1994), onde desenvolveu trabalhos com ecologia trófica de peixes estuarinos. Prestou serviço para a UFS/ FAPESE/ PETROBRÁS e para a UEM/ NUPELIA/ Itaipu Binacional, analisando ecologia de peixes de água doce. Concluiu o mestrado e o doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais na Universidade Estadual de Maringá, avaliando os padrões de organização das comunidades de peixes do reservatório de Itaipu e da planície de inundação do alto rio Paraná (2000 e 2005, respectivamente). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina, atuando nos Cursos de Bacharelado e Mestrado em Engenharia Ambiental. Desenvolve pesquisas na área de Ecologia de Ecossistemas e Limnologia, com ênfase na análise dos padrões de estrutura (organização e biodiversidade) e dinâmica (espacial e temporal) de comunidades aquáticas, principalmente peixes e macrófitas aquáticas em riachos, rios, lagoas, reservatórios e áreas alagáveis.

Juvêncio Pouey, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1982), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e doutorado em Produção Animal pela Universidade de Zaragoza (1993). Professor Associado IV da Universidade Federal de Pelotas. Atua na área de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, como: nutrição, reprodução e rendimento das principais espécies ocorrentes na região sul.

Sérgio Piedras, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas. É Prof. Adjunto do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal de Pelotas. Atua nas áreas de Piscicultura, Gestão e Conservação Pesqueira e Limnologia.

Publicado

2016-02-05

Edição

Seção

Comunicações Breves