Duas novas espécies de Lipurometriocnemus Sæther do Brasil (Diptera: Chironomidae, Orthocladiinae)

Autores

  • Trond Andersen University Museum of Bergen
  • Luiz Carlos de Pinho UFSC
  • Humberto Fonseca Mendes Universidade Federal de Alfenas (MG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n1p37

Resumo

Lipurometriocnemus amazonicus n. sp. de Manaus (Amazonas) e L. biancae n. sp. de Urubici (Santa Catarina) são descritos e ilustrados com base nos machos. Lipurometriocnemus amazonicus n. sp. pode ser separado das demais espécies de Lipurometriocnemus pela ausência de cerdas em R1 e R4+5; volsela inferior comparativamente longa e não pronunciada; dorsocentrais em número comparativamente reduzido, em sua maioria unisseriais; e baixa razão antenal. Lipurometriocnemus biancae n. sp. pode ser separado por apresentar cerdas em R1 e R4+5; uma volsela inferior distinta e arredondada; e dorsocentrais de bi- a trisseriais. Emendas à descrição do gênero e chave para machos de todas as espécies conhecidas são fornecidas.

Biografia do Autor

Trond Andersen, University Museum of Bergen

University of Bergen, Department of Natural History

Luiz Carlos de Pinho, UFSC

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. Mestre em Ciências (área Entomologia) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), 2007. Doutor em Ciências (área Entomologia) pela FFCLRP-USP, 2010, com Doutorado-sanduíche na University of Bergen (UIB, Bergen, Noruega). Atualmente é Professor Adjunto I na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, lidando com Diptera aquáticos, em especial na Sistemática de Chironomidae.

Humberto Fonseca Mendes, Universidade Federal de Alfenas (MG)

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP Ribeirão Preto (2001), mestrado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP Ribeirão Preto (2003), doutorado em Zoologia pela Universitetet i Bergen, Bergen - Noruega (2007) e doutorado em Entomologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras USP Ribeirão Preto (2008), pós-doutorado pela Universitetet i Bergen, Bergen - Noruega (2009-2011) . Atualmente é professor Adjunto II na Universidade Federal de Alfenas (MG). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Chironomidae, Orthocladiinae, Brasil e taxonomia.

Publicado

2016-02-05

Edição

Seção

Artigos