Desenvolvimento da locomoção após injúria medular em pequenos animais – Revisão da literatura

Autores

  • Andréia Coutinho Facin Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal
  • Laryssa Petrocini Rosseto Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal
  • Natalie Massaro Rosa-Ballaben Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal
  • Luis Gustavo Gosuen Gonçalves Dias Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal
  • Paola Castro Moraes Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p1

Palavras-chave:

Cão, Gato, Medula espinhal, Plasticidade neural, Reabilitação

Resumo

A injúria da medula espinhal ocorre comumente em cães e gatos e resulta em déficits neurológicos graves, podendo causar incapacidade sensitiva e motora permanente. Em pacientes com prognóstico reservado a ruim, faz-se uso dos recursos e tratamentos complementares na tentativa de desenvolver deambulação involuntária e incoordenada, que se aproxima à marcha normal, chamada comumente de andar medular ou caminhar reflexo. Sob condições experimentais, é relatado na literatura o retorno de um caminhar rítmico após completa transecção da medula espinhal. Em medicina veterinária, o papel do desenvolvimento da marcha reflexa é de extrema importância em relação à qualidade de vida dos pacientes afetados, sua independência e tranquilidade dos proprietários. O presente trabalho objetiva revisão de literatura a respeito do desenvolvimento do andar medular após injúria medular em pequenos animais.

Biografia do Autor

Andréia Coutinho Facin, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal

Graduanda em medicina veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Laryssa Petrocini Rosseto, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2007). Aprimoramento na área de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2010). Pós-graduação em Fisioterapia e Reabilitação Veterinária pelo Instituto Bioethicus (2010). Pós-graduação em Acupuntura Veterinária pelo Instituto Bioethicus (2012). Mestranda Cirurgia Veterinária na UNESP- Jaboticabal. Sócia-proprietária Fisiopet- Centro de Reabilitação Animal, Ribeirão Preto desde 2010 até dias atuais.

Natalie Massaro Rosa-Ballaben, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Residência em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Jaboticabal. Atualmente cursa o mestrado pelo programa de Cirurgia Veterinária, com ênfase em Ortopedia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal.

Luis Gustavo Gosuen Gonçalves Dias, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal

Graduado em Medicina Veterinária em 2002. Fez Residência Médica em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Pequenos Animais pela UNESP de Jaboticabal (2004). Mestrado (2006) em Cirurgia Veterinária (Ortopedia) pela UNESP - Jaboticabal. Doutorado (2009) em Cirurgia Veterinária (Ortopedia) pela UNESP - Jaboticabal. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP Campus de Jaboticabal (SP) - Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, e Professor do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária da mesma Instituição.

Paola Castro Moraes, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus Jaboticabal

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), aprimoramento em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atuou como docente durante sete anos no Centro Universitário Barão de Mauá, nas disciplinas de Técnica cirúrgica, patologia e clínica cirúrgica e Obstetrícia Animal. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, além de pesquisa com biomateriais e cirurgias em geral. Foi Professora Substituta no Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Faculdade de Ciência Agrárias- UNESP- Câmpus de Jaboticabal, nas disciplinas de Técnica Cirúrgica, Patologia Cirúrgica Geral e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais durante quatro anos. Atualmente é Professora Assistente Doutora da mesma Instituição.

Downloads

Publicado

2016-05-11

Edição

Seção

Artigos