Análise morfológica dos dentes da preguiça Bradypus variegatus Schinz, 1825 (Mammalia, Bradypodidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n3p35Resumo
Dentre os bichos-preguiça, pode-se destacar a espécie Bradypus variegatus, encontrada especialmente no Nordeste brasileiro. Diante da importância e escassez de informações acerca do sistema digestório de animais silvestres, o objetivo deste artigo é descrever a morfologia dos dentes dessa espécie de preguiça. Para tal, foram utilizados quatro animais adultos, pertencentes ao acervo de anatomia do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os dentes das preguiças foram analisados, retirados das arcadas e, em seguida, submetidos a duas técnicas de preparação histológica de tecido duro, desgaste e descalcificação. As lâminas obtidas foram analisadas em microscópio óptico. As preguiças têm 18 dentes molariformes, com cúspides e espaços interdentais. De acordo com a análise histológica, percebeu-se que os dentes não possuem esmalte, sendo compostos por 1 camada espessa de cemento e 2 camadas de dentina, uma externa e outra interna. A polpa apresenta um aspecto semelhante à humana. Pôde-se constatar, ainda, a presença de ligamento periodontal espesso e vascularizado entre o dente e o osso alveolar, este último com ósteons facilmente identificados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Priscilla Virgínio de Albuquerque, Felipe Coral dos Santos, André Pukey Oliveira Galvão, Francisco Carlos Amanajás de Aguiar Júnior, Emanuela Paz Rosas, Marcela Barbosa D'Emery, Manuela Figueiroa Lyra de Freitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY