Análise morfológica dos dentes da preguiça Bradypus variegatus Schinz, 1825 (Mammalia, Bradypodidae)

Autores

  • Priscilla Virgínio de Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-0531-7122
  • Felipe Coral dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • André Pukey Oliveira Galvão Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Carlos Amanajás de Aguiar Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Emanuela Paz Rosas Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcela Barbosa D'Emery Universidade Federal de Pernambuco
  • Manuela Figueiroa Lyra de Freitas Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n3p35

Resumo

Dentre os bichos-preguiça, pode-se destacar a espécie Bradypus variegatus, encontrada especialmente no Nordeste brasileiro. Diante da importância e escassez de informações acerca do sistema digestório de animais silvestres, o objetivo deste artigo é descrever a morfologia dos dentes dessa espécie de preguiça. Para tal, foram utilizados quatro animais adultos, pertencentes ao acervo de anatomia do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os dentes das preguiças foram analisados, retirados das arcadas e, em seguida, submetidos a duas técnicas de preparação histológica de tecido duro, desgaste e descalcificação. As lâminas obtidas foram analisadas em microscópio óptico. As preguiças têm 18 dentes molariformes, com cúspides e espaços interdentais. De acordo com a análise histológica, percebeu-se que os dentes não possuem esmalte, sendo compostos por 1 camada espessa de cemento e 2 camadas de dentina, uma externa e outra interna. A polpa apresenta um aspecto semelhante à humana. Pôde-se constatar, ainda, a presença de ligamento periodontal espesso e vascularizado entre o dente e o osso alveolar, este último com ósteons facilmente identificados.

Biografia do Autor

Priscilla Virgínio de Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal

Felipe Coral dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Mestrando em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de morfologia e fisiologia animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia e histologia de dentes, línguas e das vias bilíferas de bichos-preguiça da espécie Bradypus variegatus. Também tem experiência nos temas: Segurança Alimentar, Educação, Saúde e Meio Ambiente.

André Pukey Oliveira Galvão, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar (2006), Pós-graduação em Ciências Morfológicas, interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professor de Anatomia Humana da Universidade Potiguar. Atualmente é Professor de Anatomia, Neuroanatomia e Embriologia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins. Técnico de Anatomia e Necrópsia do Centro Acadêmico de Vitória/UFPE. Atua principalmente no seguinte tema: Morfologia Humana.

Francisco Carlos Amanajás de Aguiar Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista-Araçatuba-UNESP (1998). Mestre em Estomatopatologia - Área de concentração: Patologia, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2003). Doutor em Estomatopatologia - Área de concentração: Estomatologia, pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2006). Atualmente é Prof. Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco-CAV/UFPE, na área de Biologia Celular, Histologia e Embriologia.Tem experiência na área de Histologia e Patologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biocompatibilidade de produtos naturais, Histomorfologia de mamíferos e Patologia Experimental.

Emanuela Paz Rosas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015).

Marcela Barbosa D'Emery, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco.

Manuela Figueiroa Lyra de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), mestrado em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). É professora do Departamento de Anatomia do CCB/UFPE. Tem experiência nas áreas de Anatomia Humana e Animal, Microbiologia e Nutrição: programação, comportamento alimentar e sistema nervoso.

Publicado

2016-09-09

Edição

Seção

Artigos