Participação do sistema dopaminérgico nas propriedasdes reforçadas de psicostimulantes
Resumo
O presente artigo comenta alguns aspectos sobre a participação do sistema dopaminérgico mesocorticolímbico nas propriedades reforçadoras das drogas psicostimulantes. Além disso, enfatiza o envolvimento dos receptores dopaminérgicos D1 e D2 no efeito reforçador destas drogas e suas interações com os receptores opiodérgicos e glutamatérgicos. O grau de ativação desses sistemas pode estar relacionado, até certo ponto, ao potencial de dependência de psicostimulantes e de outras drogas de abuso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Cleopatra da Silva Planeta, Roberto DeLucia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY