Variações morfo-anatômicas dos folíolos de Tapirira guianensis Aubl. em relação a diferentes estratos da floresta
Resumo
Foram analisados os folíolos de Tapirira guianensis Aubl. - espécie parcialmente tolerante à sombra - com o objetivo de avaliar as alterações morfométricas e anatômicas ao longo do processo de crescimento de indivíduos jovens do sub-bosque até quando estes atingem sua maturidade e alcançam o dossel. O material vegetal foi coletado na Reserva Volta Velha, Município de Itapoá, SC, em remanescente de Floresta Ombrófila Densa de Planície Quaternária. Observou-se que as folhas dos indivíduos adultos, pertencentes ao dossel, apresentam menor área foliar, maior densidade estomática, maior espessura total da folha e da cutícula, parênquima lacunoso menos espesso e formação de uma nova camada de tecido paliçádico, em relação à classes etárias mais jovens. Tais modificações são associadas, provavelmente, com fatores ambientais tais como luz, temperatura e umidade, que caracterizam diferentes compartimentos do gradiente vertical da floresta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Maria Regina Boeger, Luiz Carlos Alves, Raquel Rejane Bonatto Negrelle

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY