Efeito da interação de boro e auxinas sintétias no enraizamento de estacas caulinares de kiwi (Actinidia chinensis Planch. cv Hayward)

Autores

  • Elizabeth Orika Ono Departamento de Botânica - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista
  • João Domingos Rodrigues Departamento de Botânica - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista
  • Sheila Zambello de Pinho Departamento de Bioestatística - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito de auxinas e do boro, sobre o enraizamento de estacas caulinares de kiwi (Actinidia chinensis Planch. cv Hayward). Foram utilizados ramos de kiwi semilenhosos, contendo dois nós e duas folhas cortadas ao meio, com aproximadamente 10 cm de comprimento. As estacas de kiwi receberam os seguintes tratamentos, aplicados nas suas bases: T1 (H2O); T2 (ANA 300 ppm); T3 (AIB 300 ppm); T4 (ANA 300 ppm + B); T5 (AIB 300 ppm + B); T6 (ANA 0,5%-pó) e T7 (AIB 0,5%-pó). Após o tratamento, estas foram plantadas em bandejas de enraizamento, contendo vermiculita pura e colocadas na câmara de nebulização, onde permaneceram por 120 dias, até a sua coleta. Foram realizadas as seguintes avaliações: 1) Porcentagem de estacas enraizadas; 2) Análise de açúcares redutores e açúcares totais (em g/100 g de matéria seca) e 3) Análise de triptofano (em µg/100 mg de matéria seca). O experimento foi repetido nas quatro estações do ano. Dos resultados obtidos, pode-se concluir que o verão e inverno foram as melhores épocas de coleta dos ramos para produção das estacas, sendo o processo de enraizamento incrementado pela aplicação exógena na base das estacas de AIB 300 ppm + B ou ANA na forma de talco a 0,5%.

Biografia do Autor

Elizabeth Orika Ono, Departamento de Botânica - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado/Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta/Livre-Docente do Departamento de Botânica, do Instituto de Biociências de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

João Domingos Rodrigues, Departamento de Botânica - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista

Formado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, Graduação em Licenciatura em Ciências Agronômicas pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e Doutorado em Ciências (PhD) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Livre-Docente em Fisiologia Vegetal pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Sheila Zambello de Pinho, Departamento de Bioestatística - Instituto de Biociências - Universidade Estadual Paulista

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Mestrado em Experimentação e Estatística pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos