Fitotoxicidade em Apis mellifera africanizada (Hym.: Apidae). I. Secreção do botão floral e néctar de Spathodea campanulata Beauvois ( Bignoniaceae)

Mônica Maria Bueno de Moraes-Alves, Valter Vieira Alves-Junior, Magda Freitas Fernandes, João Cezar do Nascimento

Resumo


Foram comparados os efeitos da secreção do botão floral (SBF) e do néctar (NF) de Spathodea Campanulata Beauv. (Bignoniaceae) na forma de pasta-cândi sobre a longevidade de operárias Apis  mellifera  africanizadas (Hym.: Apidae). As  abelhas foram mantidas sob  confinamento e ausência  de rainha, em caixas de madeira padronizado contendo água e alimento (pasta cândi) – tendo sido adicionado a este, separadamente, as secreções florais SBF e NF para os grupos teste, avaliando-se diariamente o número de abelha mortas e o consumo alimentar. Ambas as substâncias causaram maior mortalidade entre as abelhas dos grupos testes, quando comparados ao controle. Apesar da ação  toxica por ingestão das SBF e NF, não se observou  diferença estatística significativa entre elas.


Palavras-chave


Fitotoxicidade, Spathodea campanulata, Apis mellifera.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Direitos autorais 2003 Mônica Maria Bueno de Moraes-Alves, Valter Vieira Alves-Junior, Magda Freitas Fernandes, João Cezar do Nascimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Biotemas. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 2175-7925

Licença Creative Commons
Este periódico está licenciado conforme Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.