Comunidades, conservação e manejo: o papel do conhecimento ecológico local
Resumo
O conhecimento ecológico local pode ter importantes implicações para a conservação e o manejo e, principalmente, para o envolvimento de popu lações locais nos esforços de conservação da biodiversidade. São apresen tadas algumas conceituações de manejo e de conservação e, neste contexto, são discutidos exemplos brasileiros que relacionam conhecimento ecológico local, conservação e manejo. Em particular, são apresentados exemplos do conhecimento caiçara sobre os recursos naturais, sobre o manejo de áreas de pesca e sobre as plantas coletadas e cultivadas. Os argumentos relacionados ao conhecimento ecológico local devem ser cada vez mais conectados às discussões sobre conservação e manejo da biodiversidade, deixando de lado as idéias equivocadas de que populações humanas inevitavelmente têm um efeito deletério na natureza, bem como as imagens distorcidas de que populações locais sempre vivem “harmo nicamente” com a natureza. Os esforços conservacionistas também devem estar endereçados para os problemas socioeconômicos das populações humanas que dependem diretamente da biodiversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Natalia Hanazaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY