Artérias dos lobos torácicos do timo em Sus scrofa da raça Piau
Resumo
Estudaram-se as origens e distribuições das artérias destinadas aos lobos torácicos direito e esquerdo do timo em 30 fetos de suínos da raça Piau, sendo 15 machos e 15 fêmeas. Os sistemas arteriais destes animais foram preenchidos com solução aquosa de Neoprene Látex “450”. Em seguida os espécimes foram fixados em solução aquosa, a 10% de formaldeído. O lobo torácico esquerdo foi irrigado por ramos diretos das artérias subclávia, torácica interna, torácica externa, vertebral, cervical profunda e pericárdico freqüência do resptivo antimero, por ramos artérias torácicas interna esquerda e subclávia esquerda e ainda, do tronco braquiocefálico. O lobo torácico direito do timo recebeu ramos direito das artérias torácicas internas , torácica externa e cervical profunda do mesmo antimero e do tronco braquiocefalico, bem como ramos indiretos oriundos da artéria torácica interna direta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Frederico Ozanam Carneiro e silva, Renato Souto Severino, Sérgio Salazar Drummond, Pedro primo Bombonato, Leider Roberto Teixeira bento, Eduardo Mauricio Mendes de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY