Avermectinas: revisão do uso e da ação sobre o SNC

Autores

  • Marli Gerenutti Departamento de Patologia. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo
  • Helenice de Souza Spinosa Departamento de Patologia. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Resumo

As avermectinas foram introduzidas na década passada na Medicina Veterinária para tratamento e profilaxia de endoparasitoses e ectoparasitoses. Este trabalho apresenta uma revisão sobre seu uso e mecanismo de ação, além dos possíveis efeitos da doramectina, a mais recente avermectina, sobre o sistema nervoso central (SNC) de mamíferos.

Biografia do Autor

Marli Gerenutti, Departamento de Patologia. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Helenice de Souza Spinosa, Departamento de Patologia. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado, ambos em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, Livre-docência em Patologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos