Influência de uma ave neotropical (Turdus rufiventris Vieillot) sobre a germinação das sementes da figueira-asiática (Ficus microcarpa Linn.f.)
Resumo
A figueira-asiática (Ficus microcarpa Linn.f.) está em processo de invasão dos ambientes antrópicos no Brasil, e o presente estudo tem por objetivo verificar se a ingestão de suas sementes por uma ave neotropical (Turdus rufiventris Vieillot) exerce algum efeito sobre a germinação. As sementes ingeridas germinaram mais rapidamente, e em maior quantidade, que as sementes não-ingeridas. Estes dados mostram que esta figueira exótica está adaptada à dispersão por aves neotropicais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Sandra Regina Guerrero, Rodolfo Antônio de Figueiredo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY

