Estrutura e composição florística de dois fragmentos florestais na região do Baixo Jacuí, RS, Brasil

Autores

  • Rodrigo Agra Balbueno Departamento de Ecologia - PPP Ecologia/UFRGS
  • Paulo Luiz de Oliveira Departamento de Ecologia - PPP Ecologia/UFRGS

Resumo

Este trabalho aborda o efeito da fragmentação de hábitats florestais através da análise da vegetação arbórea de dois fragmentos de floresta nativa inseridos em áreas de cultivo de eucalipto na região do Baixo rio Jacuí, RS: Horto Florestal São Pedro I (5,19 ha; município de São Jerônimo) e Horto Florestal Santa Rosa (5,75ha; município de Arroio dos Ratos). Foi calculado o valor de importância das espécies arbóreas amostradas em doze parcelas justapostas de 10 x 20 m em cada um dos fragmentos, considerando-se os indivíduos com DAP maior ou igual a 10 cm. Foram também calculados o índice de diversidade de Shannon (H') e os índices de similaridade de Sorensen e Jaccard entre os fragmentos. No fragmento do horto de São Pedro I, foram identificados 230 indivíduos pertencentes a 24 espécies de 19 famílias e o índice de diversidade de Shannon foi de 2,23 nats. No fragmento do horto Santa Rosa, foram amostrados 186 indivíduos pertencentes a 32 espécies de 20 famílias e o índice de Shannon foi igual a 2,88 nats. A similaridade florística, determinada pelos índices de Jaccard e Sorensen, foi de 0,19 e 0,24, respectivamente, com nove espécies comuns aos dois fragmentos.

Biografia do Autor

Rodrigo Agra Balbueno, Departamento de Ecologia - PPP Ecologia/UFRGS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é consultor e sócio-cotista da Biolaw Consultoria Ambiental Ltda.

Mais informações no Currículo Lattes.

Paulo Luiz de Oliveira, Departamento de Ecologia - PPP Ecologia/UFRGS

Possui Graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Programa de Pós-Graduação Em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ciências Agrárias - ênfase em Ecologia Vegetal - Universität Hohenheim, Alemanha. Atualmente é professor colaborador do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos