Detecção de formas replicativas de vírus em plantas de mamoeiro inoculadas com látex de plantas afetadas pela meleira

Autores

  • Cristiane de J. Barbosa Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Epaminondas do Patrocínio Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Tuffi C. Habibe Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Antonio S. Nascimento Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Walter J. R. Matrangolo Embrapa Mandioca e Fruticultura

Resumo

A meleira é atualmente a mais importante doença do mamoeiro. A sua etiologia ainda não está esclarecida, apesar de terem sido encontradas partículas de vírus em plantas afetadas. Neste trabalho avaliou-se a suscetibilidade à doença através de inoculação mecânica em 30 espécies vegetais das famílias: Leguminosae, Chenopodiaceae, Solanacae, Passifloracae, Gramíneae, Compositae, Euphorbiaceae, Caricaceae, Malvaceae e Pedaliaceae. Também foi testada a transmissão da meleira para plântulas sadias de mamoeiro via ferimentos com cortes e agulhas, e por enxertia de encostia de brotações laterais. As indicadoras foram avaliadas quanto a presença de sintomas por sessenta dias. Para monitorar as inoculações no mamoeiro foram efetuadas extrações de RNA de fita dupla. Nenhuma das indicadoras desenvolveu sintomas, entretanto, nos mamoeiros inoculados via ferimento com agulhas foi detectado a presença de RNAs de fita dupla com peso aproximado de 6x10 na sexta potência D.

Biografia do Autor

Cristiane de J. Barbosa, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras, Doutorado em Producción Vegetal pela Universidad Politécnica de Valencia, Espanha e Aperfeiçoamento em Agroecologia pela Rede Instituições Vinculadas a Capacitação em Economia Políticas Agrícolas - REDCAPA. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Mandioca e Fruticultura Tropical.

Mais informações no Currículo Lattes.

Epaminondas do Patrocínio, Embrapa Mandioca e Fruticultura

É assistente de operações ii - EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL. Desenvolvendo atividades no laboratório de virologia e biologia molecular.

Mais informações no Currículo Lattes.

Tuffi C. Habibe, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Possui Graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal da Bahia e Mestrado em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal da Bahia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Antonio S. Nascimento, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador iii da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Mais informações no Currículo Lattes.

Walter J. R. Matrangolo, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Ciências (área de concentração - Ecologia e Recursos Naturais) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é pesquisador A da Embrapa Milho e Sorgo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos