Medindo beleza cênica em sistemas de mata ciliar: um estudo preliminar

Autores

  • Patrícia Santos Ferreira-Peruquetti Laboratório de Entomologia Aquática - DHb - Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo de Marco Junior Laboratório de Ecologia - DBG - Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Apesar da reconhecida importância da mata ciliar para a manutenção do regime hidrológico das bacias e da riqueza em espécies de animais, pouco se conhece sobre o dano estético causado pela retirada da mata ciliar. Para saber qual a percepção da beleza cênica pelo público quando retirada a mata ciliar, quinze pessoas pertencentes a comunidade universitária julgaram a beleza cênica local de diferentes pontos ao longo das bacias do ribeirão São Bartolomeu e ribeirão do Turvo, em Viçosa - MG. Os pontos com mata ciliar e com fragmentos de mata próximo aos cursos d'água receberam maiores notas dos observadores. O elemento da beleza cênica que mais influenciou o julgamento dos observadores foi a presença/ausência da mata ciliar, seguido da presença/ausência de lixo nas margens do curso d'água. Os resultados deste estudo chamam atenção para a importância da utilização da opinião do público em trabalhos relacionados à conservação e restauração da mata ciliar e também no planejamento do ecoturismo e atividades de educação ambiental.

Biografia do Autor

Patrícia Santos Ferreira-Peruquetti, Laboratório de Entomologia Aquática - DHb - Universidade Federal de São Carlos

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos.

Mais informações no Currículo Lattes.

Paulo de Marco Junior, Laboratório de Ecologia - DBG - Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Goiás.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos