Aspectos da ecologia populacional de Drosera brevifolia Pursh em um trecho de baixada úmida de dunas, Florianópolis, SC

Autores

  • Eloísa Neves Mendonça Departamento de Apoio à Pesquisa - UFSC
  • Tania Tarabini Castellani Departamento de Biologia - CCB/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Foi realizado o acompanhamento de uma população de Drosera brevifolia em uma área de baixada úmida de dunas, sujeita a alagamentos temporários. Foram feitos censos periódicos em 20 quadrados permanentes de 10cm x 10cm em 4 zonas distintas quanto à altitude e à umidade do solo. O ano de estudo, 1988, mostou uma acentuada restrição de pluviosidade no inverno, acarretando mortalidade maciça dos indivíduos. Ocorreu uma redução no número de indivíduos presentes, das áreas mais secas para as mais úmidas, gerando como que um "deslocamento" das dróseras para o centro do lado, em função da redução do nível do lençol freático. Em cada zona de estudo, o padrão de distribuição espacial de D. brevifolia mostou-se agrupado. Discute-se o papel da umidade do solo e da cobertura vegetal associada na determinação da ocorrência dos indivíduos. D. brevifolia mostrou um pico de floração no verão, estando a probabilidade de florescimento correlacionada ao diâmetro da roseta foliar basal dos indivíduos.

Biografia do Autor

Eloísa Neves Mendonça, Departamento de Apoio à Pesquisa - UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas e Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Mais informações no Currículo Lattes.

Tania Tarabini Castellani, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos