Padrões de ocorrência espacial e temporal de peixes mugilideos jovens na Lagoa da Conceição, Ilha de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Blanca Sierra de Ledo Núcleo de Estudos do Mar - CCB/UFSC
  • Gisela Costa Ribeiro Núcleo de Estudos do Mar - CCB/UFSC
  • Leandro Clezar Núcleo de Estudos do Mar - CCB/UFSC
  • Maurício Hostim-Silva Núcleo de Estudos do Mar - CCB/UFSC. E FFCLVI - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A distribuição e abundância relativa de indivíduos jovens de Mugilidae foram estudados na Lagoa da Conceição, no Sul do Brasil, durante um período de 21 meses. Três espécies de Mugil foram registradas, Mugil platanus, Mugil curema e Mugil gaimardianus. Mugil platanus e M. curema estiveram presentes durante o ano inteiro, enquanto que a ocorrência de M. gaimardianus foi esporádica e rara. Os padrões de abundância espacial e temporal de Mugil platanus e M. curema foram diferentes. Mugil platanus atingiu a máxima abundância nos meses do final do inverno e início da primavera, e M. curema do final do verão até o outono. Os resultados do estudo mostram que a Lagoa da Conceição é um criadouro natural importante para as espécies Mugil platanus e M. curema.

Biografia do Autor

Gisela Costa Ribeiro, Núcleo de Estudos do Mar - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maurício Hostim-Silva, Núcleo de Estudos do Mar - CCB/UFSC. E FFCLVI - UNIVALI

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Especialização em Hidroecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos