Estrutura das comunidades de formigas (Hymenoptera: formicidae) de solo e vegetação no morro da Lagoa da Conceição, Ilha de Santa Catarina, SC

Autores

  • Inara Roberta Leal Departamento de Biologia - CCB/UFSC
  • Benedito Cortês Lopes Departamento de Biologia - CCB/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A partir da lista de espécies de formigas amostradas em oito trilhas no Morro da Lagoa da Conceição, Ilha de Santa Catarina, SC, foram feitas curvas de dominância-diversidade e calculados índices de diversidade e similaridade para solo e vegetação. O solo apresentou um maior número de espécies de formigas que a vegetação, além de uma maior relação de dominância entre as espécies. As comunidades de formigas de solo, apresentaram maior diversidade de espécies nas trilhas com vegetação bem estratificada, solo rico em matérias orgânica e serrapilheria. Em locais com solo muito úmido e em locais em estágios iniciais de sucessão, a diversidade diminuiu. Para as formigas de vegetação, a diversidade de espécies não variou de acordo com as mudanças climáticas, edáficas e vegetacionais. As comunidades de formigas de vegetação parecem ser bastante diferentes das de solo.

Biografia do Autor

Inara Roberta Leal, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Ecologia na Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado no CSIRO-Austrália. Professora do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações no Currículo Lattes.

Benedito Cortês Lopes, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Edição

Seção

Artigos