Levantamento preliminar de formigas (Hymenoptera: Formicidae) de solo e vegetação em um trecho de Mata Atlântica, Morro da Lagoa da Conceição, Ilha de Santa Catarina, SC

Autores

  • Benedito Cortês Lopes Departamento de Biologia - CCB/UFSC
  • Inara Roberta Leal Departamento de Biologia - CCB/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Foi realizado um levantamento taxonômico de formigas de solo e vegetação no Morro da Lagoa da Conceição, Ilha de Santa Catarina, SC, usando-se para tal, iscas de sardinha e funil de Berlese. Foram evidenciadas 67 espécies de formigas pertencentes às Subfamílias Dolichoderinae, Formicinae, Myrmicinae, Ponerinae e Pseudomyrmecinae. Destas, a Subfamília Myrmicinae apresentou maior diversidade específica.

Biografia do Autor

Benedito Cortês Lopes, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Inara Roberta Leal, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Ecologia na Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado no CSIRO-Austrália. Professora do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos