Variações dos principais grupos de microfitoplâncton nos rios do manguezal do itacorubi

Autores

  • Anne Leonor Vieira Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Biologia. Centro de Ciências Biológicas. Campus Universitário. 88.049 Florianópolis.
  • Vanda A. D Aquino Rosa Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Biologia. Centro de Ciências Biológicas. Campus Universitário. 88.049 Florianópolis.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Amostras de microfitoplâncton foram coletadas no período de Junho a Outubro de 1986, na camada superficial de cinco estações localizadas nos rios de manguezal de Itacorubi, Santa Catarina, Brasil, com o objetivo de conhecer os principais grupos taxonômicos ocorrentes, durante as duas amplitudes de maré (baixamar e preamar ) e, relacionar essa composição com alguns parâmetros ambientais (transferência de água e temperatura). Observou-se que o grupo Chrysophyta foi o mais representativo em todas as  estações de coleta. Os parâmetros ambientais, transparência da água e  temperatura da água, parecem não influenciar as variações da composição qualitativa do microfitoplâncton. Obeservou-se que a comunidade esteve muito provavelmente, relacionada com a variação na amplitude de maré.

Biografia do Autor

Anne Leonor Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Biologia. Centro de Ciências Biológicas. Campus Universitário. 88.049 Florianópolis.

Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Biologia. Centro de Ciências Biológicas.  Campus Universitário. 88.049  Florianópolis.

Vanda A. D Aquino Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Biologia. Centro de Ciências Biológicas. Campus Universitário. 88.049 Florianópolis.

Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Biologia. Centro de Ciências Biológicas.  Campus Universitário. 88.049  Florianópolis.

Downloads

Publicado

1990-01-01

Edição

Seção

Artigos