The Attacked Mouse: neurochemical, Physiological, and behavioral correlates

Autores

  • Bert Siegfried Institute of Pharmacology, University of Zurich, CH – 8006 Zurich, Switzerland.
  • Ricardo Luiz Nunes de Souza Laboratory of Psychobiology, FFCLRP, Campus of the University of São Paulo, 14049, Ribeirão Preto , Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho é uma revisão dos dados neuroquímicos fisiológicos e comportamentos mencionados do camundongo agredido. São apresentadas  as possíveis relações entre os sistemas de dor, memória e defesa, com especial ênfase no papel dos peptídeos opióides endógenos (EOPs). Nas estruturas do sistema defensivo do cérebro de camundongos agredidos,  tem sido encontrada uma diminuição da imunorreatividade semelhante a     – endorfina e modificações nas características de ligações dos opiáceos e benzodiazepinicos. EOPs mediam o aumento da síntese de dopamina no periaqueduto cinzento e córtex frontal no conflito social induzido. A  analgesia no conflito social em camundongos agredidos está sob o controle de mecanismo opióide (e.g., benzodizepina, glutamato) e foi modificado por experiência (e.g., aumento do tempo de reação analógica, tolerância). EOPs e mecanismos inibidores da dor participam na organização  da defesa  comportamental, comportamento recuperativo e a memorização da experiência de ataque. Conclui-se que a situação de conflito social entre os  murinos, de relevante significados biológicos em vários níveis e cons tituem uma alternativa aos modelos animais existentes de aversão e defesa.

Biografia do Autor

Bert Siegfried, Institute of Pharmacology, University of Zurich, CH – 8006 Zurich, Switzerland.

Institute of Pharmacology, University of Zurich,  CH – 8006 Zurich, Switzerland.

Ricardo Luiz Nunes de Souza, Laboratory of Psychobiology, FFCLRP, Campus of the University of São Paulo, 14049, Ribeirão Preto , Brazil.

Ricardo Luiz Nunes de Souza  Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado (1988) e doutorado (1993) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, especialização em Farmacologia pelo Instituto de Farmacologia da Universidade de Zurique e pós-doutorado pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1999). Atualmente é professor adjunto (livre-docente) em Farmacologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Linha de Pesquisa: neurobiologia da dor e das reações de defesa. É editor associado da Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada e presta assessoria para Braz. J. Med. Biol. Res. - Behav. Brain Res. - Pharmacol. Biochem. Behav - Pharmacological Res. - Progress in Neuro-Psychopharmacol. Biol. Psychiatry - Neuroscience, Laboratory Animals, Psychopharmacology. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: analgesia induzida pelo medo, comportamento defensivo, ansiedade, modelos animais de ansiedade. Certificado pelo autor em 15/12/11

Downloads

Publicado

1990-01-01

Edição

Seção

Artigos